

METODOLOGIA
Como desenvolvemos nosso Currículo:
A Educação por Princípios visa à formação integral do educando.
Para atingir este objetivo é preciso considerar
as diferentes naturezas de conteúdos e fazer as perguntas:
O que se deve saber?
O que se deve saber fazer?
Como se deve ser?
Os conteúdos de aprendizagem são instrumentos para explicitar tais questões.
Conteúdos Conceituais – O que eu preciso saber?
Conceitos, fatos e princípios = aprender a conhecer, aprender a aprender. Este tipo de conteúdo é o mais visado pelos professores e existe sempre uma tendência a se usar grande parte do tempo somente aqui.
Na abordagem por princípios estes conteúdos devem ser mostrados a partir dos rudimentos de cada disciplina identificados na pesquisa.
Conteúdos Procedimentais – O que eu preciso saber fazer?
Aprender a fazer: desenvolvimento de capacidades intelectuais, afetivas, sociais, políticas, como por exemplo, relacionar, inferir, abstrair, identificar características, transferir informações, avaliar, comparar fatos e teorias, fundamentar opiniões, trabalhar em equipe e outras;
Ajudar as pessoas no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para que elas possam glorificar e agradar a Deus.
Na abordagem por princípios serão melhores introduzidos a partir do raciocínio e da aplicação do que foi pesquisa.
Conteúdos Atitudinais – O que eu preciso ser?
Aprender a ser e a conviver: capacidades ligadas a valores.
Este tipo de conteúdo é definido a partir do estabelecimento das intenções educativas.
É através dos relacionamentos que se dará este aprendizado. As pessoas poderão conhecer e desenvolver um relacionamento pessoal e crescente com Deus e sua criação, fundamentado na revelação das Escrituras.
Educação integral pressupõe uma abordagem ampla e consistente de todos os conteúdos educacionais.
Para construção de um currículo cristão, além deste entendimento, é necessário compreender que um currículo eficaz, além da forma, ele deve ter o espírito. Um currículo bem elaborado e profundo pode ser inócuo se conduzido por um professor descomprometido com a verdade e sem vida, da mesma forma que professores calorosos no espírito necessitam de bons guias curriculares a mão para alcançarem bons resultados.
METODOLOGIA
POR PRINCÍPIOS
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
a) O que é um Princípio Bíblico?
Definição de princípio: a causa, origem de qualquer coisa,
aquilo de onde uma causa procede, princípio, uma semente.
Um Princípio Bíblico é uma verdade infalível e prática
presente na Palavra de Deus e aplicável a todos
os aspectos da nossa vida.
Relação em poder e sabedoria – I Co 1:18-24
b) Por que ensinamos por Princípios?
Treinar a mente para discernir entre o bem e o mal.
Os Princípios Bíblicos são verdades infalíveis e práticas que
se falam na Palavra de Deus e que podem ser aplicados a diversos aspectos
na nossa vida.
Os Princípios são verdades completas de onde todo o conhecimento brota,
por isso ensinamos, tomando como base a Palavra de Deus.
Os Princípios apresentam a ordem que Deus opera, do interno para o externo,
a semente e o fruto, aquilo que é primordial ao que é secundário.
Ap 3:14 – diz que Jesus Cristo é o princípio da criação de Deus Ap 21:6 – “Ele é o princípio e o fim”
c) Características do Princípio.
Válidos em todo tempo
Válidos em todo lugar
Válidos para toda pessoa
Válidos para todas as matérias acadêmicas
d) Resultados ou vantagens dos Princípios Bíblicos
Uma mente renovada
Estilo de vida consistente
Facilidade para entender a palavra de Deus
Capacidade para discernir
Uma vida equilibrada
Maior oportunidade para o Espírito de Deus fluir
A Educação Cristã libera a mente e canaliza Princípios Bíblicos na mente da criança.
DIFERENCIAL
DIFERENCIAL
O nosso diferencial é que somos uma Escola que ensina para formar o cidadão com princípios eternos. Esses princípios não formam apenas o intelecto, mas formam principalmente o caráter do estudante. Não trabalhamos apenas com conteúdos. Buscamos a formação completa do estudante para que ele tenha condições de se posicionar frente aos desafios da vida diária.


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